segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

post teste


Olá pessoal, tudo bem?!
Nas aulas de Word estou usando um recuso que cria um texto automático no documento, esse recurso é muito bom quando queremos testar os recursos do programa sem precisar digitar um texto muito grande. É um recurso antigo que já existia desde a versão 2003.
Para inserir o texto no Microsoft Word basta digitar:
=rand(X,Y) e pressionar ENTER
Onde: X é a quantidade de parágrafos e Y é a quantidade de frases por parágrafo.
No Word 2003 essa "fórmula" é substituída pelo texto: "A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso" que é repetida por todo o texto. Na versão 2007 esse texto foi substituído por um texto que fala de forma superficial sobre alguns recursos do Word. Algumas pessoas acreditavam que o texto usado na versão 2003 apresentava alguma mensagem subliminar ou recado para os concorrentes, mas na verdade a frase "A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso" em sua versão em inglês apresenta as 26 letras do alfabeto (The quick brown fox jumps over the lazy dog) e uma boa forma de testar os tipos de fontes. Segundo a Wikipédia a primeira aparição desse texto aconteceu em 1885 :)
Então agora você pode testar recursos do Word sem a necessidade de digitar textos grandes, mas e se eu quiser fazer isso no Writer também? O Writer é o processador de textos do Apache OpenOffice e do LibreOffice e nele não temos o recurso apresentado acima, mas podemos usar outras opções que podem dar resultados parecidos. 
A melhor opção para isso é o AutoTexto e o Writer tem várias opções já definidas no programa. Normalmente o Writer não apresenta as dicas do AutoTexto enquanto digitamos, mas conhecendo algumas opções podemos fazer isso mesmo a apresentação dessa dica. Então experimente digitar uma das chaves abaixo e depois pressione a tecla F3:

0 comentários:

Postar um comentário